terça-feira, 7 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises de conhecimento científico no século XX

"Estamos perante processos de mudança altamente contraditórios e desiguais, variáveis na sua intensidade e até na sua direção"(Santos, 2001:19)

As transformações que estão ocorrendo nas relações e nas formas de organização da sociedade estão relacionadas com as mudanças e avanços científicos e tecnológicos. Nesse contexto a escola se posiciona entre as influências do global e do local; sendo influenciada e também influenciando.

"De acordo com Bohm (1989:143), o pensamento e a ação humana dependem da noção geral de ordem que se tem em um dado momento histórico, em uma dada sociedade". Logo, só ocorrem mudanças na sociedade, ou em qualquer área da vida, quando muda a idéia geral de ordem. Percebe-se essas diferentes ideias de ordem na comparação da cosmovisão da sociedade Medieval, Moderna e Contemporanea.
A cosmovisão medieval é de uma ordem atemporal (eterna) com cada coisa em seu lugar natural.
Na cosmovisão moderna, com inlfuencias hoje, as formas de pensamento e de conceitualização estão relacionadas à linguagem e às tecnologias da escrita.

"A escrita, por separar o conhecedor do conhecido, estabelece condições para o distanciamento e a objetividade, no sentido de um desprendimento individual(Ong. 1998:57)"

A ciência é o modo de conhecimento dominante e a aprendizagem um processo individual. Há um esfacelamento, uma fragmentação e simplificação do todo para que o homem possa manipular e dominar o real; o saber assume assim um caráter instrumental, ou seja, um meio pelo qual o homem manipula as coisas e estabelece o domínio sobre esse real.
Na nova cosmovisão que se confugura frente a essas mudanças, a relação do homem com a natureza é considerada interativa, estando a base do conhecimento no movimento das relações.
O tempo não é mais considerado como uma dimensão externa ao processo e sim como emaranhado dele. O presente se define como aquilo que muda de natureza, o sempre novo, a eternidade da vida. Presente, passado e futuro condensa-se ou contraem-se um no outro.
Passa-se a privilegiar a heterogeneidade e da diferença como forças libertadoras na redefinição do discurso cultural.
A cosmovisão contemporânea tem mostrado que nenhum sistema pode ser visualizado como se fosse autodeterminado, pois este se encontra impregnado pelo viés de quem está enunciando.

-> A Práxis pedagógica

A escola atual trabalha no sentido da reprodução e transmissão do modelo hegemônico, fechado á exterioridade.
a comunicação precária entre o mundo escolar e o mundo fora da escola tem trazido consequências como alto indice de reprovação e ecasão escolar. O convívio não pacífico entre as diferentes noções de ordem levam a escola à crise e a Educação a um processo fechado, formalista.
Os professores não conseguem sair do casulo em que se encontram protegidos e perceber as mudanças que estão ocorrendo no mundo, dentro e fora da escola.
Tendo como base a existência de um conhecimento "verdadeiro" que deve ser transmitido ao aluno, sendo o professor o detentor e controlador dessa verdade; a escola, o modelo pedagógico sujeitam os alunos e professores ao papel de copistas, receptores e reprodutores de conhecimento alheio.
O papel da tecnologia como coloboradora do processo de aprendizagem deve ser vista não apenas como o fazer, mas também como o dizer, o entender, o intencionar o que se faz. A educação deve ser entendida como um espaço para além da escola.
Marques (1996) entende a educação como interlocução de saberes sempre em reconstrução, ou seja, para que haja educação é fundamental que aconteça um diálogo de saberes e essa dinâmica acontece em todos os espaços sociais.


Maria Helena Silveira Bonilla

Um comentário:

  1. Acredito que a tecnologia vem para acrescentar muito no processo de aprendizagem. Achei bem legal você ter colocado uma citação logo no início da resenha,ficou interessante essa associação de idéias em torno de um mesmo tema. Seu blog está lindo! Parabéns.

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