quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Projeto UCA

O Projeto Um Computador Por Aluno (UCA)é um projeto do governo federal e integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.
Tem a finalidade de promover a inclusão digital, por meio da distribuição de 1 computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica em escolas públicas. Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, como experimentos iniciais, em São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília. Para o ano de 2008 está prevista a compra de 150 mil laptops para projeto piloto em 300 escolas públicas em todos estados-membros. Cada escola terá um número médio de 500 alunos e professores beneficiados. Além dos computadores portáteis serão adquiridas umas séries de outros equipamentos que permitam o acesso à internet. A distribuição será da seguinte forma: 5 escolas estaduais por estado, indicação do Conselho Nacional de Secretários de Educação Estaduais – CONSED, e 2 a 5 escolas municipais, de acordo com o número de alunos, indicadas pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. O projeto será replicado, também, para efeito de avaliação, em 5 cidades cujo número máximo da população educacional pública, professores e alunos, não passe de 3 mil.


Tive a oportunidade de experimentar os netbooks que são utilizados nesse projetos. Temos a péssima mania de acreditar que tudo que vem do governo para a população é de má qualidade, porém não teve uma das colegas que experimentaram junto comigo esses nets que não quisesse um pra levar pra casa! São muiiitooo lindooos! Nossas crianças e adolescnetes merecem... agora não são só os abastados que terão oportunidade de desfrutar dessa nova febre que é os not e netbooks.. sem falar da inclusão digital que entrou literalmente na sala de aula!
Postarei as fotos que eu mesmo tirei deles viu?? Aguardem!

Um comentário:

  1. São lindos meeeeeesmo Ray.
    Realmente agente sempre fica com essa impressão do governo, não é por caso. Mas as pessoas não devem deixar de acreditar que as coisas sempre podem melhorar!
    Tomara Deus, que este projeto cresça e cresça cada vez mais.

    ResponderExcluir