quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hackers ou Crackers??

Esses dois termos são comuns na área de informática, mas trazem algumas dúvidas. Muita gente acha que hacker (a palavra hack foi criada na década de 50 para descrever modificações inteligentes em relés eletrônicos) e cracker (cracking = quebra) significam a mesma coisa. Na verdade, o termo hacker significa alguém que muda alguns programas através de técnicas simples e inteligentes com intuito de melhorar esses programas. Normalmente o hacker é uma pessoa que utiliza dos seus conhecimentos e habilidades para ações positivas enquanto que o cracker é considerada uma pessoa sem ética ou escrúpulos.

Existem diversos relatos de sites que são invadidos diariamente pelos crackers. Na maioria das vezes quando um site é invadido, são colocadas mensagens ofensivas nesses sites com “assinaturas” do cracker que invadiu o sistema. O pentágono e o FBI nos Estados Unidos já foram invadidos por crackers diversas vezes. Os prejuízos são incalculáveis. Ao se invadir um site, o cracker assume um determinado nível de controle desse site que pode ser parcial ou total. Se a invasão for total, com certeza o prejuízo será muito maior.

Muitos hackers são contratados por sites para que descubram vulnerabilidades que crackers poderão utilizar para invadir esses sites.

Acontece também de alguns crackers se tornam hackers após serem pegos e punidos. Tornando mais compensador "passar para o lado do bem" (rsrs).

Mas o que os crackers ganham ao invadir sites e prejudicar a vida de muita gente?

Os crackers ganham poder, fama e dinheiro. Ao roubar contas bancárias, números de cartão de crédito, informações confidenciais, projetos secretos, projetos de produtos que serão lançados no mercado, dados pessoais e outras informações valiosas, o cracker assume o poder e começa a subornar as vítimas, pedindo dinheiro em troca dessas valiosas informações roubadas. Por ter um conhecimento computacional enorme, fica difícil apanhar esses crackers pois eles vão se superando a cada dia.
http://www.infoescola.com/informatica/hackers-e-crackers/

Iai, já sabem distinguir o Hacker e o Cracker?
Hoje, com tantos avanços tecnologicos, se faz muito importante termos este tipo de conhecimento. Afinal de contas estamos vulneraveis a esse tipo de ação...

2 comentários:

  1. Muito bom o que você postou, pois assim esclarece a todos que poventura ainda confundia um hacker com um cracker.

    ResponderExcluir
  2. Interessantissimo descobrirmos a diferença de Crakers e Hakers, pois, muitas vezes usavamos a palavra hakers de maneira incorreta. E nesta diciplina, podemos esclarecer sobre tal tema!
    E neste blog, vc definiou tais termos de maneira incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir